A Associação Cultural Cultivarte - Quarteto de Clarinetes de Lisboa é uma entidade sem fins lucrativos, profundamente conhecedora da realidade cultural em Portugal, cuja actividade se desenvolve na área da Música. Procurando colmatar algumas lacunas existentes nas áreas da cultura, educação e ação social, o programa desta associação compreende iniciativas que visam promover a actividade artística/musical, em geral (programação, interpretação, circulação nacional/internacional), passando pela criação e as áreas ligadas à educação, formação e intervenção social (sensibilização musical, formação e desenvolvimento de públicos).
De forma global, o programa de actividades da Cultivarte compreende os seguintes projectos: Sinfonix; Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa; Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa; Masterclasses de Instrumento / Conferências; Música sobre Rodas; MaisMúsica; “Cultivarte Jovem” - Concurso de Interpretação Musical.
A longa experiência e formação especializada dos membros da Cultivarte e suas equipas técnicas asseguram o conjunto de actividades propostas, de modo a que obtenham um elevado aproveitamento por parte do público destinatário. Por outro lado, a estruturação da cada uma das actividades foi pensada de modo a facilitar a sua adaptação à realidade social e económica do país, destinando-se muitas delas a sectores desfavorecidos da nossa sociedade, bem como à formação de jovens intérpretes e músicos profissionais.</p>
A consistência do programa apresentado pela Cultivarte resulta do sucesso dos eventos organizados ao longo dos últimos vinte anos, abrangendo as áreas da criação e programação, tendo permitido manter uma saudável relação com patrocinadores privados e entidades públicas que apoiam a realização do conjunto de actividades propostas. Neste sentido, o Quarteto de Clarinetes de Lisboa (fundado em 1988) tem sido a face mais visível do sucesso muito pelo investimento na internacionalização das suas actividades, que permitiu angariar uma rede de contactos a nível nacional e internacional muito relevante, incluindo multinacionais ligadas ao ramo dos instrumentos e acessórios musicais, mantendo uma acentuada cobertura por parte dos media (RTP, SIC Kids, TSF, entre outros). Consciente da importância destas sinergias criadas ao longo dos anos, a Cultivarte não podia deixar de canalizar parte dos seus recursos para duas áreas fundamentais que visa a promoção e difusão da música e dos músicos portugueses, como previsto no projecto MaisMúsica e no Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa.
A variedade e abrangência da sua oferta cultural e pedagógica, fazem da Cultivarte um veículo cultural importantíssimo para o nosso país, cuja imagem se pretende reforçar, através da aposta em iniciativas de cariz social, levando a música a sectores mais desfavorecidos da sociedade, apostando na proximidade e na valorização das comunidades locais, contribuindo para o melhoramento da qualidade de vida das populações em geral. Só assim a Cultivarte afirmará a sua dimensão nacional como um importante agente promotor e descentralizador de cultura. Este tipo de acções de proximidade, estão na génese de projectos como o Sinfonix e Música Sobre Rodas, visando igualmente a sensibilização e formação de novos públicos.
A descoberta de novos talentos, bem como o encaminhamento de jovens para a carreira artística ou simplesmente para o prosseguimento dos seus estudos, é algo que acrescenta valor e significado à iniciativa associativista levada a cabo pela Cultivarte, e que se manifesta através do projecto Cultivarte Jovem, contribuindo para o desenvolvimento de uma percepção artística cada vez mais apurada, melhor estruturada e, por isso, mais efectiva e consequente.
A afirmação de profissionais e de jovens músicos portugueses é, a cada ano que passa, cada vez mais notória, nomeadamente pelos resultados alcançados nesta área: prémios internacionais, maior participação em concertos no país e no estrangeiro, obtenção de bolsas de estudo, acesso a grandes escolas e orquestras profissionais, etc.
A Cultivarte orgulha-se de estar no centro desta dinâmica, apostando sem reservas em iniciativas como Masterclasses/conferências e o Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa, as quais possibilitam o contacto com alguns dos melhores músicos e escolas artísticas do mundo. Conscientes do significado que a nossa actividade representa no meio cultural português, continuamos a traçar metas cada vez mais criteriosas, com o único objectivo de levar mais longe a afirmação e reconhecimento das nossas actividades e dos nossos músicos.