Mais Música

2024

  • 10 Abri - Auditório Municipal Sobral de Monte Agraço

A Academia de Música e Artes de Sobral de Monte agraço e sapataria – AMAS, promove no dia 19 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço, o Concerto Duo Ligatus in Ventum

Miriam Cardoso – Flauta Transversal

Salomé Pais Matos – Harpa

É na década de 2000 que Miriam Cardoso e Salomé Pais Matos iniciam um trabalho de divulgação do repertório para estes dois instrumentos.

Colaboraram com a Associação Cultivarte, apresentando-se em diversas ações de carácter pedagógico, em pareceria com diversas escolas da região de Lisboa. Integrando atualmente a sua programação de concertos.

Participaram igualmente em ações culturais promovidas pela Associação Sintra Estúdio Ópera.

Mais recentemente integraram a programação da Semana Cultural de Alcáçovas.

  • 20 Março - EAMCN
Livro Fernando Silveira

Biografia do Fernando Silveira


Doutor em Música – Execução Musical/Clarineta pela UFBA, com Pós-Doutorado na área de Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa/Portugal, Fernando José Silveira é Professor Titular de clarineta e música de câmara do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO/RJ e professor colaborador/orientador do curso de Doutorado em Música da ECA/USP. Tem destacada carreira como clarinetista solista, camerista e docente pelas Américas, Europa e Ásia. No Brasil, teve destacada carreira como músico de orquestra, tendo sido clarinetista solista da Orquestra Sinfônica Nacional (1993 – 1999) e clarinetista convidado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Petrobras Sinfônica. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e também à pesquisa sobre temas relacionados à clarineta, às práticas interpretativas e à musicologia histórica, publicando artigos nos principais veículos brasileiros, nos EUA e na Europa. Em 2009, na cidade do Porto/Portugal, recebeu o 1º Prêmio no ‘International Clarinet Association Research Competition’, sendo o único pesquisador sul-americano a receber tal distinção. Em 2010, como um reconhecimento à sua carreira internacional, seu nome foi incluído no livro ‘I Grandi Clarinettisti’, que lista destacados clarinetistas de seu tempo. Em 2011, lançou seu primeiro CD solo ‘Fantasia di Concerto’, com música para clarineta tocada no Brasil do século XIX.

  • 24 Fevereiro - SERUL
IMG-20240113-WA0000

Este projeto tem como objetivo principal dinamizar a atividade concertística, pedagógica nacional e internacional da Cultivarte. Os diversos agrupamentos a que pertencem os nossos associados e membros dos corpos sociais são referências artísticas. A sua atividade revela-se como muito importante na divulgação da música e da cultura portuguesas. Os diferentes agrupamentos e músicos encaram a sua atividade com espírito de missão. Numa componente pedagógica, Nuno Silva e Rui Martins (referências nacionais e internacionais do clarinete) realizarão masterclasses e concertos em várias localidades do país (Óbidos, Sobral de Monte Agraço, etc.). Os elementos da Cultivarte estarão presentes em júris internacionais como nos concursos Julian Menendez (Espannha) e Saverio Mercadante (tália), onde poderão realizar mastercalsses e concertos. como será o caso do clarinetista baixo Luís Gomes (referência mundial deste instrumento) que realizará um concerto e uma masterclass em Ávila-Espanha. 

Os diferentes agrupamentos e artistas desenvolvem uma atividade de prospeção de novo reportório, apresentação de concertos, masterclasses e presença em juris de concursos nacionais. Estarão ainda presentes em vários eventos internacionais. Nas masterclasses a realizar, destaque-se a oportunidade oferecida a alunos e instituições, bem como a divulgação de professores e músicos portugueses. A nível internacional destaca-se a as parcerias com a Associazione Aulos em Itália (Concurso Internacional Saverio Mercadante) e com a Mafer -Espanha (Curso e Concurso Internacional Julian Menendéz).

Objectivos

  • Promover músicos e agrupamentos portugueses em termos nacionais e internacionais
  • Promover e desenvolver as actividades dos músicos, membros e associados da Cultivarte e dos músicos no geral a nível nacional e internacional.
  • Incentivar a criação de novo reportório
Scroll to Top