Sinfonix

O Sinfonix é um projecto criado pela Associação Cultivarte em 2004, que se caracteriza pela realização de sessões de sensibilização musical. Funcionando em articulação com diversas instituições de ensino e de intervenção social, cada acção de sensibilização inclui a participação de um agrupamento musical que realiza uma apresentação musical ao vivo, comentando temas relacionados com a História da Música e dos instrumentos. São feitas demonstrações, permitindo aos participantes o contacto físico com os instrumentos. Os agrupamentos musicais participantes no projecto compreendem diversos instrumentos, incluindo os que abrangem a formação de uma Orquestra Sinfónica. O Sinfonix tem-se afirmado como um projecto de sensibilização musical inovador, capaz de superar barreiras próprias do ensino ministrado nas escolas vocacionais de música. Contando com a alta especialização das suas equipas artísticas, a Cultivarte proporciona aos centenas de jovens o contacto com a música ao vivo e os seus diferentes géneros musicais. Como proposta cultural de alto nível artístico e pedagógico, este projecto conduz os jovens à descoberta do universo musical e sonoro que os rodeia, proporcionando-lhes um desenvolvimento afectivo harmonioso e o aconselhamento e encaminhamento na área musical. Pretende-se deste modo promover junto dos jovens um verdadeiro gosto pela música, potenciando novos públicos e novos talentos.  Tendo sido implementado pela primeira vez nas escolas do ensino regular (Básico e Secundário) e nos Bairros Sociais da cidade de Lisboa, rapidamente se percebeu a importância de conduzir o Sinfonix a outras faixas etárias (creches e jardins-de-infância) e outras missões sociais como centros de apoio a crianças e jovens com deficiência.

O Sinfonix assume-se como um projecto de proximidade e de contacto, funcionando em estreita colaboração e articulação com as instituições recetoras do projecto. Cada sessão é programada em função do público-alvo a que se destina, tendo uma duração prevista entre 30 a 45 minutos, dependendo da missão social de cada instituição visitada e tendo em conta a mobilidade dos músicos e instrumentos musicais. Consoante se trate de centros de apoio a pessoas com deficiência, escolas ou estabelecimentos infantis (creches, jardins-de-infância e escolas 1º Ciclo), as sessões adaptam-se às diferentes realidades, quanto ao repertório, duração e composição instrumental, de forma a proporcionar um momento cultural de elevado nível artístico.


Objectivos

  • Potenciar a criação de novos públicos, contribuindo para a criação de hábitos de audição musical, que possam estimular a vontade de ir a concertos e outras iniciativas ligadas à música e à cultura em geral.
  • Promover a música enquanto bem cultural, e como manifestação artística essencial ao bem-estar das populações em geral.

  • Potenciar o aparecimento de novos talentos, proporcionando aconselhamento e encaminhamento a jovens que demonstrem interesse pela área musical, cedendo-lhes espaço e oportunidade para a criação e apresentação de projectos próprios.
  • Contribuir para o desenvolvimento afectivo e harmonioso das populações
  • Conduzir os ouvintes ao reconhecimento de alguns elementos básicos usados na construção musical, tais como: Reconhecimento dos diferentes instrumentos musicais; Identificar altura e intensidade sonora, padrões tonais e rítmicos.
Scroll to Top