Masterclasses de Instrumento / Conferências

Este projeto pretende oferecer formação em áreas carenciadas, com lacunas de formação no país, ou ainda, naquelas que as entidades recetoras sintam que devem fazer um investimento extra em termos de formação. Após contactos prévios com as entidades que colaboram com a Cultivarte, foram escolhidos os vários temas e instrumentos, bem como, os professores/músicos que se enumeram na equipa artística. Procurou-se diversificar a oferta, mas por outro lado, corresponder às espectativas e necessidades assinaladas pelas instituições. As masterclasses de instrumento serão num formato normal, com escolha de instrumentos e professores adequados à realidade de cada instituição e região. As conferências incidirão sobre temas de interesse e suporte para a performance musical, e algumas questões de saúde para os executantes de instrumentos, em matérias onde se tem sentido uma falta de informação e formação de forma clara. Como tal procura-se fornecer instrumentos de trabalho e reflexão nestas áreas e ainda uma ajuda preciosa de especialistas. Através de uma melhor gestão do stresse em palco ou da preparação psicológica e física para a performance musical, estas atividades têm como objetivo contribuir para uma relação mais saudável entre o músico e a atividade performativa. A prevenção de problemas físicos relacionados com a atividade musical são alguns dos aspetos focados e certamente ajudarão os profissionais da música, professores e, através destes os seus alunos, a reagirem adequadamente quando confrontados com estes problemas. Este projeto irá prosseguir escolhendo cuidadosamente os locais, instrumentos, temas, e as necessidades para que as masterclasses sejam o mais pertinentes e aglutinadoras do interesse de todos. Por seu turno, as conferências abordarão temas importantíssimos para uma saudável prática musical, temas esses, frequentemente desprezados pelo ensino e perfomance da música e pouco abordados pela comunidade musical.  

Os 16 eventos dividem-se da seguinte forma: duas conferências, quatro masterclasses de clarinete, três de trompete, flauta, Saxofone, trombone, trompa, tuba, violeta e piano.


Objectivos

  • Fornecer aos músicos profissionais, professores e alunos do ensino especializado da música e músicos no geral, formação específica, de grande qualidade e que procure abranger e diminuir lacunas, falhas e áreas de maior interesse e necessidade nas áreas em questão.
  • Motivar e incentivar todos aqueles que se encontram presentes no processo de formação dos músicos fornecendo ferramentas e informações necessárias e muitas vezes pouco presentes.
  • Minimizar as diferenças na questão das instituições, dando oportunidade a situações de menor dimensão e em localizações menos centrais, de ter masterclassses e conferências de qualidade e utilidade, que podem desta forma maximizar o desempenho dos seus profissionais, professores e alunos e oferecer, oportunidades sem deslocações e despesas significativas. 
  • Uma democratização da oferta formativa. Ao trazer a Portugal professores estrangeiros de relevo e levando muitas destas atividades diretamente aos interessados, minimiza-se a questão do investimento financeiro, e logístico daqueles que muitas vezes não têm oportunidade nem disponibilidade de os conseguir.
  • Fornecer informação e conhecimentos relativos a problemas de saúde associados à performance dos instrumentos e de como evitar, minimizar e corrigir os mesmos. Muitos destes problemas são muitas vezes decorrentes de falta de informação e prevenção.
Scroll to Top